Brie
Este famoso queijo europeu leva o nome da região onde foi originalmente criado: Brie. Tem o sabor amanteigado característico, com retrogosto salgado. É suave, moderadamente frutado, com notas de nozes e amêndoas tostadas. Sua crosta é comestível, de cor branca com manchas que vão do bege ao amarelo e uma pequena camada cinzenta debaixo dela. Já sua massa é de coloração palha brilhante, que escurece à medida que o brie “envelhece”. Adquire um aroma leve de amoníaco à medida que este queijo francês amadurece e evolui.
Tipo:
Queijo de leite de vaca com massa mole e casca florida.
Região:
Seine et Marne, Île de France.
Características:
A casca é firme e o interior é mais macio e maleável. À medida que amadurece, ele se resseca e sua textura se torna mais quebradiça.
Como armazenar:
O melhor lugar para se armazenar um brie é um local escuro, fresco e aerado. O compartimento de vegetais da geladeira, por exemplo, é uma boa opção, por ser uma parte mais úmida e menos fria do refrigerador. Se possível, mantenha o queijo brie em sua caixinha de madeira original e sirva à temperatura ambiente.
Com o que beber?
Experimente servir o queijo brie acompanhado por vinhos tintos suaves e frutados, ou espumantes brancos.
Com o que servir?
O queijo brie pode ser servido in natura, acompanhado de pães, torradas, biscoitos e geleias. Como ingrediente, vai bem em receitas salgadas, como saladas, omeletes e risotos, e em sanduíches frios.
+ combinação de sabores
Amêndoas, maçã, pão, frango, crudités (cenoura, salsão), tâmara, erva-doce, figo, nozes, melão, cebola, pêra, morango, vinho branco.