Bleu d’Auvergne

O queijo europeu azul leva o nome de seu local de origem na região de Auvergne, no centro-sul da França. Possui um sabor muito intenso e complexo, ligeiramente mais salgado nos veios azuis-esverdeados. Levemente picante e amargo, mas não em excesso como outros queijos azuis. Por ser cremoso e amanteigado, é ótimo pra dar sabor a molhos em geral, como de macarrão e de salada. Vai bem também em sopas, no recheio de quiche e tortas.

Bleu d’Auvergne
Tipo:

Forte e azul.

Região:

Auvérnia (centro da França)

Características:

O bleu d’Auvergne deve ter a crosta úmida e pegajosa, e uma massa macia, de coloração marfim e aspecto cremoso, além de um pontilhado com bolor verde-azulado. Sua textura deve ser suave, amanteigada, cremosa e quebradiça

Como armazenar:

Guarde o bleu d'Auvergne no compartimento de vegetais da geladeira por, no máximo, 3 semanas. Seu processo de maturação irá continuar durante este período.

Com o que beber?

Combine este queijo com espumantes brancos, tais como o Montbazillac ou o Pineau des Charentes. Vinhos doces naturais como o Maury ou o Rasteau do Côtes du Rhône oferecem combinações originais. À procura de algo diferente? Experimente-o com uma cerveja âmbar, um suco de ruibarbo fermentado ou um Pommeau da Normandia – eles realçam ainda mais seus sabores.

Com o que servir?

O bleu d'Auvergne vai bem com biscoitos crocantes, pera, mel e avelãs. É o acompanhamento perfeito para saladas, servidas com maçãs fatiadas. Vai bem também com hambúrgueres e bolos salgados, além de ser excelente no preparo de molhos.

+ combinação de sabores:

Amêndoas, maçã, carne bovina, pães (especialmente com castanhas e uva-passa), salsão, dill, figo, alho, mel, mostarda Dijon, uva, macarrão, saladas, batata.