Beterraba
Tem sabor bem marcante, terroso e adocicado. Combina por contraste com queijos frescos, iogurte, limão e ervas. Por semelhança, vai bem com especiarias, frutas e mel. A beterraba tinge tudo: o arroz do risoto, as folhas da salada e até a tábua da cozinha. Dica: corte todos os ingredientes antes da beterraba e passe limão na tábua antes de lavar para se livrar do rosa-choque. As folhas podem ser usadas em refogados e os talos para dar cor ao caldo caseiro de legumes.
COMO PREPARAR
Crua: como a beterraba é bem firme, dê preferência para cortes menores, fatias finas ou ralada. Batida no liquidificador ela vira suco e temperada com vinagre e limão vira picles.
Cozida: a beterraba muda de consistência dependendo do tempo de cozimento, vai de firme ótimo para salada a bem macia para patê ou sopa. Além do sabor ela passa a cor para o caldo e fica mais adocicada .
Refogada: para ser refogada a beterraba deve estar ralada ou cortar em pedaços menores. Pode dar sabor para o feijão ou ser o ingrediente principal do suflê.
Assada: o sabor terroso da beterraba fica mais acentuado, pode ser assada em papilote, cortada em metades, cubos ou bem fina e virar chips. Cuidado para não assar demais e amargar.
MELHOR ÉPOCA PARA COMPRAR
Durante todo o ano, exceto junho e julho.
COMO ESCOLHER
Dê preferência para comprar beterrabas com a rama, elas duram mais na geladeira. Escolha as beterrabas firmes e com casca lisa, se estiverem murchas é sinal que estão velhas.
Lave, seque, envolva-as no papel toalha e guarde em sacos bem fechados na geladeira.
COMO ARMAZENAR
Corte as ramas e deixe cerca de 5 cm do talo, lave, seque bem e envolva cada uma no papel toalha úmido. Guarde em sacos plásticos fechados, na parte menos fria da geladeira (ou na gaveta).