Batata-doce
Combina com especiarias, todas as ervas, peixes, carne e aves. Existem vários tipos, os mais comuns são branca, rosada, roxa e laranja. Além da cor, elas diferenciam-se na quantidade de açúcar e na textura da polpa. A rosada e a branca têm a polpa mais seca, com menos açúcar e demoram mais para cozinhar que a roxa e a laranja. Como o formato das batatas variam muito, não se preocupe em cortar cubos perfeitos – o importante é que os pedaços tenham tamanho uniforme.
Como preparar
Cozida: dependendo do tempo de cozimento, vai de firme sem perder o formato até bem macia para virar sopa ou purê. Fica mais adocicada, absorve os sabores do caldo e engrossa os preparos porque é rica em amido.
Assada: forma uma crostinha crocante e macia por dentro. Cuidado: como tem bastante açúcar, queima facilmente.
Frita: afica crocante por fora e macia por dentro. Para ficar sequinha, o óleo tem que estar na temperatura certa. Para uma versão rústica, mantenha a casca e lave bem com uma escovinha própria para legumes.
MELHOR ÉPOCA PARA COMPRAR
Para a branca, maio a dezembro. Para a rosada, janeiro a setembro.
COMO ESCOLHER
Escolha batatas com a casca fina e lisa. Evite batatas-doces com manchas pretas, muitos buracos com manchas esverdeadas ou murchas. Batatas que estiverem brotando são velhas e podem ficar encruadas ao cozinhar.
COMO ARMAZENAR
Armazene a batata-doce a temperatura ambiente, num lugar seco e arejado e lave somente na hora de utilizar.