Abobrinha

Versátil, tem sabor fresco, quase neutro, concentrado na parte da polpa que fica mais perto da casca – ali é também a porção com a textura mais crocante. Quanto mais distante da casca, o miolo vai ficando cada vez mais macio. Quando chega nas sementes, fica mole, aguado e sem gosto. Por isso, escolha as abobrinhas menores e mais finas (têm menos sementes) e, na hora de cortar, tente fazer com que cada pedaço contenha uma parte da casca, polpa e miolo.

Abobrinha
COMO PREPARAR

Crua: brilha em saladas, com destaque para seu sabor suave e fresco.

Refogada: precisa de tempero (sal, pimenta, cominho, noz-moscada, páprica) e atenção: ela solta bastante água.

Grelhada: mantém a textura mais crocante, fica com sabor chamuscado (a frigideira deve estar bem quente na hora de colocar a abobrinha fatiada ou em metades).

Assada: ganha sabor adocicado e cor dourada – atenção para o corte: as fatias devem ser mais grossas (a abobrinha tem muita água e pode ficar mole demais no forno). O forno deve estar quente também para dar tempo de dourar sem cozinhar demais e murchar.

Cozida: atenção para o tempo de cozimento para não perder a textura. Como o sabor da abobrinha é suave, cozinhar num molho bem saboroso para a preparação focar mais interessante.

MELHOR ÉPOCA PARA COMPRAR

De março a abril e de agosto a novembro.

COMO ESCOLHER

Quanto menor (em tamanho) mais saborosa e com menos sementes. O ideal é que a abobrinha esteja com a coloração da casca bem verde e brilhante textura firme e com a polpa branca - quanto mais velha, ou madura, a casca vai ficando com um tom mais claro e a polpa mais amarelada e mole, com sabor levemente amargo.

COMO ARMAZENAR

Na geladeira. Lave apenas na hora de usar (se estiverem sujas de terra pode passar um pano úmido, ou papel toalha, antes de guardar).

COMO CONGELAR

Abobrinha não congela bem. Como dura bastante na geladeira e seu tempo de preparo é rápido não vale a pena congelar. Para durar mais na geladeira mantenha a abobrinha inteira, depois de aberta utilize em 2 dias.