Quiabo pra quem é de caruru
Depois de fazer o frango com quiabo mineiro, que acha de mudar de Estado e preparar um prato baiano com o legume? Caruru é a escolha certa.
Leia mais do post "Quiabo pra quem é de caruru"
Depois de fazer o frango com quiabo mineiro, que acha de mudar de Estado e preparar um prato baiano com o legume? Caruru é a escolha certa.
Leia mais do post "Quiabo pra quem é de caruru"
Esta mesa levou o abacaxi, mas no melhor sentido. Como a semana foi dedicada aos legumes brasileiros – quiabo, jiló e maxixe –, a gente se lembrou da feira, daquela bagunça boa e tão brasileira.
Leia mais do post "Esta mesa… Levou o abacaxi!"
Os legumes brasileiros são baratos e costumam entrar em preparações populares, sem muito requinte. É por isso que a gente faz questão de dar tratamento elegante à apresentação deles.
Leia mais do post "Mesa requintada para legumes populares"
Jiló, ame ou odeio. Por favor, deixa a gente te convencer. Te converter! O time dos adoradores de jiló é pequeno, mas forte. Sim, ele é amargo e não tem o melhor aspecto do mundo. Mas que saboroso.
Leia mais do post "Amargo (e bom!) que nem Jiló"
Você viu recentemente aqui no Pitadas a receita de cozido. A postagem fez sucesso! Então a gente espera que essa pitada espertíssima também faça: o caldo do cozido.
Leia mais do post "Caldinho de cozido aperitivo"
Você conhece o maxixe? Ele é bem baratinho, bem saudável e pode ser consumido cru ou cozido. Tem quem compare seu sabor com o do pepino.
Leia mais do post "Maxixe: um espinhudo muito doce"
De gosto suave e textura macia, o maxixe é o contraponto ideal para uma carne salgada como o paio. Daí para pensar numa farofa de paio e maxixe é um pulo.
Leia mais do post "Farofa de maxixe e paio"
Quiabo, maxixe e jiló: tem quem ame, tem quem odeie. A gente é da turma que faz elogios aos três legumes, tão comuns no Brasil e presentes em pratos típicos nacionais. Eles são o tema da semana aqui.
Leia mais do post "Quiabo: ele baba, mas é legal"
Tem gente que é da turma do arroz e feijão. Tem gente que é do time do frango com quiabo. Em Minas Gerais, principalmente. Foi lá que o prato ganhou fama, carimbo de típico e conquistou o Brasil.
Leia mais do post "Frango com quiabo, um clássico"
O amarelo tem poder: a cor energiza, acende tudo! Ótima pedida para o almoço de Páscoa, em que o tom da reunião familiar é de alegria.
Leia mais do post "Mesa de Páscoa: amarelo é alegria"
Sabe aquela sobremesa que leva o (nada animador) nome de salame de chocolate? O tradicional preparo italiano inspirou a chocolatière Luciana Lobo quando a gente pediu uma sobremesa para a Páscoa.
Leia mais do post "Pavê de Páscoa da Lu"
Vermelho e roxo combinam? A gente adora! Juntas na montagem da mesa, as cores aquecem o ambiente. E floral, mais textura tipo marroquina, mais listras, combina? Claro que sim.
Leia mais do post "Mesa florida para o almoço de Páscoa"
Já pensou em chegar a um almoço de Páscoa e descobrir que o prato principal será um cozido? Pode parecer inusitado até demais, mas o segredo está na apresentação.
Leia mais do post "Cozido de legumes com carne e pirão"
Tem como fugir do chocolate na Páscoa? Nossa sugestão: uma receita tradicional, com um ingrediente simbólico do renascimento: o ovo
Leia mais do post "Baba de moça para sobremesa"
Você já está pensando no cardápio do domingo de Páscoa? O feriado é sempre uma ótima desculpa pra comer um bom bacalhau, mas quem quiser variar, pode e deve. Que tal um cordeiro?
Leia mais do post "Receita de Páscoa: Cordeiro"
Chegou a hora de investir no bacalhau. Tem melhor desculpa que a Páscoa para preparar o peixe que a gente aprendeu a amar com os portugueses? Dureza, dureza mesmo, é a escolha da receita da vez.
Leia mais do post "Qual vai ser o bacalhau?"
Mais uma ideia de mesa para quem vai de peixe na Páscoa: que tal usar detalhes em azul e branco? A combinação remete ao mar – não à toa, é chamada de navy.
Leia mais do post "Mesa de Páscoa navy"
Você já leu aqui no Pitadas: planejamento é a chave de uma cozinha bem-sucedida. É por isso que a gente começa falando de Páscoa logo agora: a semana é dedicada ao assunto.
Leia mais do post "Ganache perfumada"
O almoço do Domingo de Páscoa é uma reunião especial, com clima de festa. Ótima oportunidade para reunir a família. Mesa caprichada, portanto!
Leia mais do post "Mesa de Páscoa: clássica, mas nem tanto"
Arroz com feijão não tem igual. Mas arroz com carne-seca é igualmente delicioso! A mistura tradicional, criada pelos carreteiros do Sul do país, conquistou Brasil todo e virou prato tradicional.
Leia mais do post "Arroz carreteiro elegante"
Festinha informal em casa pede bandeja organizadora – se você acompanha o Pitadas, já viu que a gente adora essa ideia prática e charmosa.
Leia mais do post "Bandeja de copos variados"
O preparo da carne seca é um tanto quanto trabalhoso. Então se você fizer um pouquinho além da conta, não tem o menor problema: ainda dá pra reciclar o preparo de forma elegante ou divertida.
Leia mais do post "Sopa de milho com carne seca"
Mais uma ideia de mesa que dá vontade de copiar em casa: a mistura inusitada de textura, cor e estampa.
Leia mais do post "Uma mesa rústica como a carne seca"
Paçoca quer dizer, em tupi, "terminar socando". É por isso que o prato tão típico do Nordeste, a paçoca de carne seca, leva esse nome de origem indígena.
Leia mais do post "Farofa de carne seca"
A gente já ensinou este truque aqui no Pitadas: quando for dia (ou noite) de receber informalmente, apronte uma bandeja organizadora. O gostoso é repetir a dica mudando os itens e a própria bandeja.
Leia mais do post "Bandeja de prata para uma festa informal"
Arrumada em trouxinhas de alface, a carne seca acebolada vira comida divertida para convencer, sem esforço, as crianças a comerem um pouco de verdura.
Leia mais do post "Trouxinha de carne seca acebolada"
A gente adora contrastes. Assim, um prato sofisticado ganha graça extra quando aparece na mesa em panelinhas simples de alumínio, por exemplo.
Leia mais do post "Mesa elegante para a popular carne seca"
Prepare-se para acompanhar aqui no Pitadas posts dedicados a essa comidinha brasileiríssima e versátil, que rende preparos rústicos e refinados. Começa aqui o Especial Carne Seca.
Leia mais do post "Carne seca: como comprar e preparar"
Você já aprendeu a comprar e preparar a carne seca. Animado, logo saiu para comprar uma peça. Opa, hora perfeita pra gente publicar uma receitinha: comece fazendo carne seca acebolada.
Leia mais do post "Carne seca acebolada"
Sopa de milho, milho cozido, creme de milho. A gente falou de milho verde a semana toda. E aí veio a luz: tanta palha… Por que não usá-la na decoração?
Leia mais do post "Mesa: um anel de guardanapo diferente"