Mexidinho de arroz com feijão
Reaproveitamento clássico brasileiro: arroz e feijão vão para a frigideira com farinha de mandioca, mas não sem antes passarem por um refogado esperto, que deixa o prato danado de bom!
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz cozido
- 2 xícaras (chá) de feijão-vermelho cozido (sem caldo)
- ½ xícara (chá) de farinha de mandioca flocada (biju)
- 1 cebola-roxa
- 2 dentes de alho
- 3 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- folhas de salsinha a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Descasque e corte a cebola em cubos pequenos, descasque e pique fino os dentes de alho.
- Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até começar a murchar. Junte o alho e refogue por mais 1 minuto para perfumar.
- Acrescente o arroz e misture bem. Junte o feijão e refogue por mais 1 minuto. Adicione a farinha, aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar. Deixe cozinhar por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando, para a farinha ficar crocante. Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva a seguir com folhas de salsinha a gosto.
Tem arroz mas não tem feijão?
Para cozinhar o feijão vermelho você deve seguir o mesmo procedimento do feijão tradicional: fazer o remolho e cozinhar na pressão por 15 minutos. O atalho é que, para o mexidinho, o feijão não precisa de refogado, nem engrossar o caldo; basta escorrer a água do cozimento.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 4 porções