Salmão em crosta de ervas com acelga refogada
A tranche de salmão é uma fatia generosa do pescado, sem espinhos. Uma mistura acertada de ervas e especiarias turbinam o sabor do preparo (que vai bem, muito bem, com a acelga refogada com laranja e castanha-de-caju).
Tem mais ideias aqui!
PARA A ACELGA
Ingredientes
- ½ maço de acelga
- caldo de 1 laranja-baía
- ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju
- 1 dente de alho
- 1 colher (chá) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Faça o pré-preparo: separe as folhas do maço de acelga e lave sob água corrente; na tábua, empilhe uma folha sobre a outra e corte em quadrados de 3 cm; descasque e pique fino o alho; pique grosseiramente as castanhas-de-caju.
- Numa tigela pequena, misture bem o amido de milho no caldo de laranja, até dissolver.
- Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. Junte a acelga fatiada, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Regue com a mistura caldo de laranja e amido de milho, misture e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, até a acelga murchar e o caldo engrossar. Desligue o fogo, misture a castanha-de-caju picada e sirva a seguir com o salmão.
PARA O SALMÃO
Ingredientes
- 2 tranches de salmão (ou 2 postas) sem pele e sem espinhas
- ½ colher (sopa) de tomilho seco
- ½ colher (sopa) de alecrim seco
- ½ colher (sopa) de orégano seco
- ½ colher (chá) de alho desidratado
- ½ colher (chá) de semente de cominho
- ½ colher (sopa) de páprica doce
- ½ colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite
Modo de preparo
- Numa tábua, pique fino o tomilho, o alecrim, o orégano, o alho e a semente de cominho. Misture com a páprica e o sal (se preferir, bata todos os ingredientes num miniprocessador).
- Num prato, coloque a mistura de temperos e empane as tranches de salmão dos dois lados (não é necessário cobrir as laterais).
- Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e coloque as tranches de salmão, com a crosta em contato com o fundo da frigideira. Deixe dourar, sem mexer, por cerca de 2 minutos até dourar. Vire delicadamente e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Se as tranches forem muito finas, diminua o tempo de cocção - a ideia é deixá-los crus por dentro e com uma casquinha crocante por fora. Sirva a seguir com a acelga refogada.
CAIU NA REDE É PEIXE
Não encontrou salmão? Pode usar outro peixe firme cortado em tranches, vale badejo, bacalhau fresco ou até robalo.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- 2 porções